Um oceano é um corpo principal daágua salina, e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 71% da superfície de Terra (uma área de uns 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta pelo oceano, um corpo de água contínuo que geralmente é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta área está sob mais 3.000 metros (9.800 pés) de profundidade.
Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano(Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Esteoceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentese grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:
- Oceano Pacífico
- Oceano Atlântico
- Oceano Índico
- Oceano Glacial Ártico
- Oceano Glacial Antártico - definido em 2000 pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual Brasil e Portugal são membros.
Oceano Pacífico
O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, aÁsia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Movendo-se um globo terrestre de forma adequada é possível visualizar-se um hemisfério inteiro do planeta coberto apenas por água, ficando todos os continentes no hemisfério oposto, ocultos à visão em tal posição [1]. Em sua essência - excluída pequena área associada ao Oceano Antártico - trata-se basicamente do Oceano Pacífico, cujas águas ainda avançam sobre o hemisméfio não visível. Em vista da teoriasdas placas tectônicas e da deriva continental, sua origem remonta ao oceano único que cercava a Pangea em tempos primitivos.
Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -11,022 m).
Sua forma grosseiramente circular é delimitada por margens continentais activas (que correspondem ao círculo de fogo do Pacífico) sob as quais se afunda uma crusta oceânicaem rápida expansão. Em suas águas foi registrada a maior temperatura em um oceano: 404°C, a uma profundidade de 2 mil metros, a cerca de 480 km ao oeste da costaestadunidense.[2]
Descoberto pelos europeus em 1513 (Balboa) e transposto pela primeira vez em 1520(Fernão de Magalhães), o Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (Extremo Oriente e costa ocidental da América do Norte).
Oceano Atlântico
O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km²,[1] cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega. É por isso que às vezes o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. Antes dos europeus descobrirem outros oceanos, o termo "oceano" foi sinônimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental que agora é conhecido como Atlântico e que os gregos acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra.
O oceano Atlântico apresenta uma forma semelhante à letra S. Sendo uma divisão das águas marítimas terrestres, o Atlântico é ligado ao oceano Ártico (que em algumas vezes é referido como sendo apenas um mar do Atlântico), a Norte, aooceano Pacífico, a Sudoeste, e ao oceano Índico, a Sudeste, e ao oceano Antártico, a Sul. (Alternativamente, ao invés do oceano Atlântico ligar-se com o oceano Antártico, pode-se estabelecer a Antártida como limite sul do oceano, sob outro ponto de vista). A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Com um terço das águas oceânicas mundiais, o Atlântico inclui mares como o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o mar das Caraíbas(Caribe).
Oceano Índico
O oceano Índico, que se distingue por suas dimensões relativamente reduzidas em comparação com as do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico, estende-se em sua maior parte em hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia. Largamente aberto ao sul, sob influência damonção asiática, tem a forma de um triângulo, cujas linhas medianas são formadas por dorsais oceânicas, dispostas em Y invertido. A sua profundidade média é de 3.897 m e a máxima, de 7.455 m (fossa de Java: A fossa de Java é a maior fossa marinha do Oceano Índico, possui 7 725 metros (25 344 pés) e está localizada ao sul da Indonésia.)
Oceano Ártico
O Oceano Ártico (AO 1945: Oceano Árctico), localizado no Hemisfério Norte e em sua maioria na região polar ártica, é a menor, e mais rasa das cinco grandes divisões oceânicas do mundo.[1] A Organização Hidrográfica Internacional (OHI) reconhece o Oceano Ártico como um oceano, embora alguns oceanografistas o chamam de Mar Ártico Mediterrâneo ou simplesmente Mar Ártico, classificando-o como um dos mares mediterrâneos do Oceano Atlântico.[2] Por outro lado, o Oceano Ártico pode ser visto como o lobo norte do Oceano Mundial.
Quase completamente envolvida pela Eurásia e a América do Norte, o Oceano Ártico é parcialmente coberto por gelo durante todo o ano[3] (e quase completamente no inverno). A temperatura e a salinidade do Oceano Ártico variam sazonalmente quando a cobertura de gelo derrete e congela;[4] sua média de salinidade é a mais baixa em comparação aos cinco grandes oceanos, devido à baixa evaporação, fluxo pesado de água doce de rios e córregos, e conexão limitada com águas oceânicas de salinidade mais elevada. No verão o nível do gelo diminui em 50%.[1] O National Snow and Ice Data Center (NSIDC) usa dados de satélite para fornecer um registro diário da cobertura de gelo do mar Ártico e a taxa defusão, em comparação à um período médio nos últimos anos.
Oceano Antártico
O oceano Antártico (AO 1945: oceano Antárctico), também chamado deoceano Austral,[1] e oceano glacial Antártico[2] é o conjunto das águas que banham o Continente Antártico, mas que em realidade constituem o prolongamento meridional do oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Índico. Muitos cientistas, oceanógrafos e geógrafos, não reconhecem a existência do oceano Antártico, considerando-o como uma junção de partes dos outros oceanos.[2]
O oceano Antártico se estende desde a costa antártica até à latitude de os 60° S; limite convencional com o Oceano Atlântico, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico. É o penúltimo oceano em extensão (só o oceano Ártico é menor). Formalmente, sua extensão foi definida pela Organização Hidrográfica Internacional no ano 2000 e coincide com os limites fixados pelo tratado Antártico.
O Oceano Antártico é o único a rodear o globo de forma completa, e circula completamente a Antártida. Tem uma superfície de 20.327.000 km², uma cifra que compreende aos mares periféricos: o mar de Amundsen, o mar de Bellingshausen, parte da passagem de Drake, o mar de Ross e o mar de Weddell.[2] A terra firme que borda o oceano tem 17.968 km de costa.