Sites Grátis no Comunidades.net

 Geokipédia Conhecimentos Geográficos online


Geokipédia
Que nota você acha que nosso site se encaixa?
10,0 (Excelente)
9,00 (ótimo)
8,00 (Jóia)
7,00 (Bom)
6,00 (Regular)
5,00 (Não muito bom)
4,00 (Péssimo)
0,00 (Reprovo)
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (318 votos)




ONLINE
3





Divulgue nosso site

Os Oceanos

Um oceano  é um corpo principal daágua salina, e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 71% da superfície de Terra (uma área de uns 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta pelo oceano, um corpo de água contínuo que geralmente é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta área está sob mais 3.000 metros (9.800 pés) de profundidade.

 

Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano(Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Esteoceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentese grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:

 

  • Oceano Pacífico
  • Oceano Atlântico
  • Oceano Índico
  • Oceano Glacial Ártico
  • Oceano Glacial Antártico - definido em 2000 pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual Brasil e Portugal são membros.

 


 

 Oceano Pacífico

 

oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, aÁsia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Movendo-se um globo terrestre de forma adequada é possível visualizar-se um hemisfério inteiro do planeta coberto apenas por água, ficando todos os continentes no hemisfério oposto, ocultos à visão em tal posição [1]. Em sua essência - excluída pequena área associada ao Oceano Antártico - trata-se basicamente do Oceano Pacífico, cujas águas ainda avançam sobre o hemisméfio não visível. Em vista da teoriasdas placas tectônicas e da deriva continental, sua origem remonta ao oceano único que cercava a Pangea em tempos primitivos.

 

Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -11,022 m).

 

Sua forma grosseiramente circular é delimitada por margens continentais activas (que correspondem ao círculo de fogo do Pacífico) sob as quais se afunda uma crusta oceânicaem rápida expansão. Em suas águas foi registrada a maior temperatura em um oceano: 404°C, a uma profundidade de 2 mil metros, a cerca de 480 km ao oeste da costaestadunidense.[2]

 

Descoberto pelos europeus em 1513 (Balboa) e transposto pela primeira vez em 1520(Fernão de Magalhães), o Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (Extremo Oriente e costa ocidental da América do Norte).


 

Oceano Atlântico


 

oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km²,[1] cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega. É por isso que às vezes o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. Antes dos europeus descobrirem outros oceanos, o termo "oceano" foi sinônimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental que agora é conhecido como Atlântico e que os gregos acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra.

 

O oceano Atlântico apresenta uma forma semelhante à letra S. Sendo uma divisão das águas marítimas terrestres, o Atlântico é ligado ao oceano Ártico (que em algumas vezes é referido como sendo apenas um mar do Atlântico), a Norte, aooceano Pacífico, a Sudoeste, e ao oceano Índico, a Sudeste, e ao oceano Antártico, a Sul. (Alternativamente, ao invés do oceano Atlântico ligar-se com o oceano Antártico, pode-se estabelecer a Antártida como limite sul do oceano, sob outro ponto de vista). A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Com um terço das águas oceânicas mundiais, o Atlântico inclui mares como o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o mar das Caraíbas(Caribe).


 

Oceano Índico

O oceano Índico, que se distingue por suas dimensões relativamente reduzidas em comparação com as do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico, estende-se em sua maior parte em hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia. Largamente aberto ao sul, sob influência damonção asiática, tem a forma de um triângulo, cujas linhas medianas são formadas por dorsais oceânicas, dispostas em Y invertido. A sua profundidade média é de 3.897 m e a máxima, de 7.455 m (fossa de Java: A fossa de Java é a maior fossa marinha do Oceano Índico, possui 7 725 metros (25 344 pés) e está localizada ao sul da Indonésia.)


 

Oceano Ártico

 

Oceano Ártico (AO 1945: Oceano Árctico), localizado no Hemisfério Norte e em sua maioria na região polar ártica, é a menor, e mais rasa das cinco grandes divisões oceânicas do mundo.[1] A Organização Hidrográfica Internacional (OHI) reconhece o Oceano Ártico como um oceano, embora alguns oceanografistas o chamam de Mar Ártico Mediterrâneo ou simplesmente Mar Ártico, classificando-o como um dos mares mediterrâneos do Oceano Atlântico.[2] Por outro lado, o Oceano Ártico pode ser visto como o lobo norte do Oceano Mundial.

 

Quase completamente envolvida pela Eurásia e a América do Norte, o Oceano Ártico é parcialmente coberto por gelo durante todo o ano[3] (e quase completamente no inverno). A temperatura e a salinidade do Oceano Ártico variam sazonalmente quando a cobertura de gelo derrete e congela;[4] sua média de salinidade é a mais baixa em comparação aos cinco grandes oceanos, devido à baixa evaporação, fluxo pesado de água doce de rios e córregos, e conexão limitada com águas oceânicas de salinidade mais elevada. No verão o nível do gelo diminui em 50%.[1] O National Snow and Ice Data Center (NSIDC) usa dados de satélite para fornecer um registro diário da cobertura de gelo do mar Ártico e a taxa defusão, em comparação à um período médio nos últimos anos.


 


Oceano Antártico

oceano Antártico (AO 1945: oceano Antárctico), também chamado deoceano Austral,[1] e oceano glacial Antártico[2] é o conjunto das águas que banham o Continente Antártico, mas que em realidade constituem o prolongamento meridional do oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Índico. Muitos cientistas, oceanógrafos e geógrafos, não reconhecem a existência do oceano Antártico, considerando-o como uma junção de partes dos outros oceanos.[2]

O oceano Antártico se estende desde a costa antártica até à latitude de os 60° S; limite convencional com o Oceano Atlântico, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico. É o penúltimo oceano em extensão (só o oceano Ártico é menor). Formalmente, sua extensão foi definida pela Organização Hidrográfica Internacional no ano 2000 e coincide com os limites fixados pelo tratado Antártico.

O Oceano Antártico é o único a rodear o globo de forma completa, e circula completamente a Antártida. Tem uma superfície de 20.327.000 km², uma cifra que compreende aos mares periféricos: o mar de Amundsen, o mar de Bellingshausen, parte da passagem de Drake, o mar de Ross e o mar de Weddell.[2] A terra firme que borda o oceano tem 17.968 km de costa.