Sites Grátis no Comunidades.net

 Geokipédia Conhecimentos Geográficos online


Geokipédia
Que nota você acha que nosso site se encaixa?
10,0 (Excelente)
9,00 (ótimo)
8,00 (Jóia)
7,00 (Bom)
6,00 (Regular)
5,00 (Não muito bom)
4,00 (Péssimo)
0,00 (Reprovo)
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (318 votos)




ONLINE
1





Divulgue nosso site

O que é Universo

UM DIA  VOCÊ PODE SE PERGUNTAR, O QUE É UNIVERSO?

Então está aí a explicação necessária


O que é o universo

Nós seres humanos, assim como os demais seres vivos - animais - vegetais, estamos todos na mesma "nave espacial". Ou seja; Vivemos todos no mesmo espaço: O Planeta Terra.


Você sabe o que é um planeta?
Planeta é um astro que vive no universo.



E universo?
Universo é tudo aquilo que existe, é o conjunto formado pelos planetas, cometas, estrelas, galáxias e etc...

Esses corpos celestes que existem no universo são chamados de astros.

A Terra, que é um planeta, um dos inúmeros astros do universo.

Você sabe qual o diferença entre planeta e os outros astros, como as estrelas e os cometas?
Planeta é um astro iluminado, e não possui luz própria e gira ao redor de uma estrela. A Terra é um planeta porque gira ao redor de uma estrela (O SOL) e dessa estrela possui luz e calor. A luz e o calor que recebemos na Terra, durante o dia, provêm dos raios solares.



As Estrelas do Universo
Estrela é um astro luminoso (possui luz própria), formado principalmente por materiais gasosos (hidrogênio e hélio), com temperaturas elevadíssimas.

No interior da estrela ocorrem constantemente explosões, que libertam energia e provocam um fortíssimo calor. A temperatura no interior do sol, por exemplo gira em torno de aproximadamente 20 milhões de graus centígrados. Essa energia que as estrelas libertam toma a forma de raios luminosos, que fornecem luz e calor.

Existe no universo um número incalculável de estrelas, de diferentes tamanhos e temperaturas. O Sol é considerado uma estrela de tamanho pequeno, embora existam outras estrelas bem menores que ele. Sírius por exemplo é considerada uma estrela anã, pois é mais ou menos do tamanho da Terra, ou seja, possui um diâmetro 109 vezes menor que o Sol. Já uma estrela como Antares é bem maior: seu diâmetro é aproximadamente quatrocentas vezes maior que o Sol.



As Galáxias do Universo
As galáxias que antigamente eram pouco conhecidas e chamadas de nebulosas, são partes ou regiões do universo onde se agrupam bilhões de estrelas e outros astros (planetas, asteróides, satélites e etc...).

A galáxia onde nós estamos chama-se Via-Láctea. Dela fazem parte o Sol e Terra. Existem na Via Láctea cerca de 150 milhões de estrelas - incluindo o sol - e um numero gigantesco de outros planetas e astros em geral de menor tamanho. Mas os astros que predominam nas galáxias e também no universo, são as estrelas, que possuem em conjunto a maior parte da matéria (massa) existentes nas galáxias e no universo. Calcula-se que haja milhares de galáxias. A mais próxima da Via Láctea é da Andrômeda.

As estrelas de uma galáxia giram permanentemente ao redor dessa galáxia. O Sol por exemplo, desloca-se nesse giro numa velocidade de aproximadamente 220 km por segundo, completando uma volta em torno do seu centro galáctico a cada 240 milhões de anos. O formato de uma galáxia geralmente é de uma espiral, como você pode observar nesta foto.



A Origem do Universo
Como e quando surgiu o universo?


Qual o seu tamanho?
Ele é infinito ou não?

Estas são questões freqüentemente retomadas pelos cientistas, que a cada dia acumulam mais conhecimentos sobre o assunto.

O conhecimento humano é assim mesmo: nunca temos verdades absolutas sobre as coisas, mas apenas verdades relativas, ou seja, provisórias, que a qualquer momento podem ser revista e aperfeiçoadas.

Como resposta da questão universo, a teoria mais aceita hoje em dia é a Big-Bang.



A Teoria do Big-Bang
O Big-Bang (big=grande; bang=explosão, estrondo) teria sido o explosão de um "átomo primordial" ou "ovo cósmico", ocorrida a aproximadamente 18 bilhões de anos atrás. Ao se despedaçar esse átomo teria dado origem ao universo. Essa teoria baseia-se na hipótese de que há um afastamento gradativo das estrelas, que parecem estar se distanciando de um centro, e dirigindo-se cada vez para mais longe dele.

Inúmeros estudos comprovaram que há um deslocamento constante das estrelas no sentido de se afastarem umas das outras.

A estrela Sírius, por exemplo afasta-se do Sol a uma distância de 50 km por segundo. O mesmo acontece com uma infinidade de outras estrelas.

Parece então haver uma expansão de universo um movimento de afastamento das estrelas e das galáxias entre si.

Se a teoria de Big-Bang estiver correta, então o universo não é infinito, como se pensou durante muito tempo. Nesse caso se acredita que o universo possui áreas que vão se expandindo, longe do local onde teria acontecido a "grande explosão", e que vão sendo ocupadas pelas suas estrelas em contante expansão.